quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ásia: localização e aspectos gerais - 3º bimestre - aula nº 1

Ásia: localização e aspectos gerais:

A Ásia está localizada a leste da Europa e a nordeste da África. É o continente mais extenso do mundo, com 44.482.000 km (29,4% das terras emersas do nosso planeta). É também o continente mais populoso do mundo com 3,95 bilhões de habitantes, o que corresponde a pouco mais de 60% da população mundial, somente dos países asiáticos, a China e a Índia, juntos, tem quase 40% da população mundial.

A Ásia é banhada por três oceanos: ao norte pelo Oceano Glacial Ártico, a leste pelo Oceano Pacífico e ao sul pelo Oceano Índico. O relevo do continente é bastante irregular com áreas de planaltos, planícies e depressões. Lá se encontra a maior depressão do mundo: o Mar Morto, que está 392m abaixo do nível do mar. Na cadeia montanhosa do Himalaia, na fronteira entre a Índia e o Nepal está o Monte Everest, o ponto culminante do nosso planeta, com 8.848 metros. Podemos citar como exemplos de penínsulas a da Coreia, do Decã, na Índia e a Península Arábica que compreende países como Arábia Saudita, os Emirados Árabes, Catar, Omã e o Iêmen. Já os principais planaltos são: o Planalto do Pamir (acima dos 4.000m), o Planalto do Tibet, da Mongólia, do Decã (parte central da Península do Decã) e Planalto Central Siberiano.

Apesar dos vários exemplos de áreas planálticas, podemos afirmar que as regiões mais importantes do continente asiático são as planícies, pois foram nelas que surgiram as primeiras civilizações do continente, como, a Planície da Mesopotâmia e a Planície Indo-gangética.

Nas planícies asiáticas também encontramos os principais rios do continente: o Rio Amarelo e o Rio Azul, na Planície da China, o Rio Ganges e o Rio Indo na Planície Indo-gangética. A Planície da Sibéria se caracteriza pelos seus rios congelados na maior parte do ano. Já na Planície do Mekong podemos destacar as culturas de arroz, que é o principal alimento da região.

O clima da Ásia é bastante variado, com regiões desérticas (Deserto de Gobi e do Tibet) na parte central do continente e na península Arábica, regiões polares no extremo norte e regiões tropicais no sul. Nos locais de grande altitude o clima é bastante frio como na Cordilheira do Himalaia onde a temperatura pode chegar a até -30ºC. Entretanto, devido à sua grande extensão litorânea, o clima característico na região e o que mais influencia no modo de vida das populações é o chamado clima de monções, que é resultado dos ventos que circulam em determinadas épocas do ano, ora do continente para o oceano, ora do oceano para o continente, devido às variações de pressão atmosférica observadas entre o oceano e o continente.


A vegetação do continente também varia bastante por causa do clima e do relevo. As principais formações são a Taiga, Tundra e a Taiga Siberiana ao norte do continente; as Estepes, que ocupam vastas áreas na parte central; Pradarias, Savanas e as Florestas equatoriais e tropicais nas regiões subtropicais e próximas ao Equador e temperada no extremo oriente, na região das Coreias (do Norte e do Sul) e no Japão.

Fonte: Currículo minimo (Seeduc)

2 comentários: