quinta-feira, 24 de julho de 2014

As características naturais do continente Europeu - 2º bimestre - aula nº 1

As características naturais do continente Europeu

A Europa é um continente relativamente pequeno, pois ocupa apenas 7% da superfície de todos os continentes, sendo maior apenas do que a Oceania.

O continente europeu localiza-se totalmente no hemisfério norte, acima do trópico de Câncer. Como é cortado pelo Meridiano de Greenwich, possui terras nos hemisférios leste e oeste. A Europa é banhada por mares e oceanos, o que facilita a circulação de pessoas e produtos. É considerada como uma grande península da Ásia, pois não há separação geográfica entre a Europa e a Ásia. Prova disso é a Rússia, país localizado na 'fronteira' entre os dois continentes, que contém terras tanto na Europa (pequena parte) quanto da Ásia (grande parte).

As características naturais da Europa são bem diferentes das que encontramos no nosso país. Podemos começar pelo clima.

O clima da Europa, devido a sua posição geográfica, é predominantemente temperado, variando entre oceânico, nas áreas banhadas pelo Oceano Atlântico, continental, na parte central da Europa, e frio, na parte mais ao norte do continente.

Há também o clima polar, no extremo norte da Europa, de montanha, nas cadeias de montanhas, e mediterrâneo, no extremo sul do continente (área banhada pelo mar Mediterrâneo). Assim, o único local do Brasil que possui clima semelhante ao da Europa é a região Sul, nos estados que ficam abaixo do Trópico de Capricórnio, onde no inverno pode até nevar. Não é por acaso que falam que o Sul do Brasil possui um clima tipicamente europeu.

Com relação à vegetação nativa da Europa, pouco restou, pois ela já foi bastante desmatada devido à ocupação humana e crescimento industrial que ocorreu em séculos passados. A vegetação que ainda resiste, está diretamente relacionada ao tipo de clima de cada área. Por exemplo, onde o clima é polar, muito frio, encontramos a tundra, um tipo de vegetação rasteira que pode viver coberta de gelo quase o ano inteiro. Onde o clima é de montanha, a vegetação é a 'de montanha', com árvores que diminuem o porte de acordo com o aumento da altitude. A vegetação mediterrânea é encontrada nas áreas de clima mediterrâneo, com vegetações mais densas, típicas de áreas úmidas. Já em áreas com clima temperado frio encontramos a floresta boreal, e a floresta temperada e as estepes, espécies vegetais típicas do clima temperado continental.


Já com relação ao relevo europeu, predominam as áreas de planície (parte central e norte), cercadas de áreas um pouco mais elevadas, as áreas de planalto. Os extremos do continente, sul, sudeste, sudoeste e nordeste, encontramos belas cadeias de montanhas, com destaque para os Alpes.

Fonte: Currículo minimo (Seeduc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário