domingo, 10 de agosto de 2014

A regionalização do continente Asiático - 3º bimestre – aula nº 2

A regionalização do continente Asiático: 

Vamos conhecer as formas de organização regional da Ásia, suas seis sub-regiões e suas características principais. Este continente possui bastantes diferenças e sua divisão é a seguinte: Ásia Setentrional (ou Norte da Ásia), Ásia Central, Oriente Médio, Sul da Ásia, Sudeste Asiático e Extremo Oriente.

Vamos conhecê-las a seguir:

Ásia Setentrional: Com a maior área territorial das regiões asiáticas, a Ásia Setentrional é composta por um país apenas: a Rússia (parte asiática). É uma nação amplamente conhecida no mundo todo e de 1922 a 1991 foi o principal país da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Atualmente, apresenta importância geopolítica, pois é muito rica em petróleo e gás natural.

Ásia Central: Situada na região central da Ásia, esta área não possui ligação com nenhum oceano. Esse fator dificulta a prática da exportação nos países da região e contribui para a instabilidade de suas economias. Problemas políticos, econômicos e culturais fizeram desta região da Ásia uma área muito isolada do mundo. Fazem parte desta região o Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Afeganistão.

Oriente Médio: Esta região é muito marcada pelos conflitos entre mulçumanos e judeus, principalmente em Israel, mas também possui conflitos entre os próprios mulçumanos (sunitas, mais moderados, contra xiitas, mais radicais). Todos os países desta região são da cultura islâmica, com exceção de Israel (Estado judeu). Esse fato gera instabilidade religiosa e política na região. Os países que compõem o Oriente Médio são Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrain, Kuwait, Iraque, Irã, Turquia, Síria, Chipre, Líbano, Jordânia e Israel. Com uma história de mais de 3 mil anos, o Oriente Médio é o berço de três grandes religiões do mundo (cristianismo, islamismo e judaísmo) e o maior produtor de petróleo e gás natural do globo.

Sul da Ásia: Formada pela Índia, Paquistão, Maldivas, Nepal, Butão, Bangladesh e Sri Lanka o Sul da Ásia é caracterizada por países com populações numerosas e grandes problemas sociais, gerados pela má distribuição de renda nestes países. A Índia, por exemplo, será daqui alguns anos o país mais populoso do mundo, pois seu crescimento vegetativo não para de aumentar. A Índia é também a nação mais desenvolvida da região. No Sul da Ásia ocorrem as Monções, fenômeno atmosférico natural que transforma a área do sul da Índia e Bangladesh durante o inverno (seco) e verão (úmido), causando nesta última estação inúmeras enchentes.

Sudeste Asiático: Localizado na península da Indochina e nas milhares de centenas de ilhas que formam diversos arquipélagos, essa região é caracterizada por apresentar grandes diferenças socioeconômicas entre os países que a compõem. O Sudeste Asiático é composto por Mianmar, Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja, Malásia, Cingapura, Filipinas, Indonésia e Brunei. Podemos observar países em processo de desenvolvimento econômico, como é o caso da Cingapura, Malásia e Tailândia, sendo chamados de Tigres Asiáticos, mas ainda com inúmeros problemas sociais.

Extremo Oriente: Composto por países com grande semelhança cultural: a China, a Mongólia, as Coreias do Sul e do Norte e Japão. É uma região muito rica, pois tem dois países entre as maiores economias do mundo (China e Japão). Contudo, esses países estão passando por profundas modificações. A China, que está fazendo a abertura do seu mercado interno, possui a maior população do planeta, com cerca de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes. As Coreias (Coréia do Sul e do Norte) não vêm conseguindo progressos nas tentativas de reunificação cultural e territorial devido aos regimes de governo diferentes (o Norte é socialista e o Sul capitalista). E o Japão está numa grave crise econômica, que vem dificultando seu crescimento. Esta região ocupa uma grande área da Ásia e é caracterizada por apresentar desde desertos, como o de Gobi (China), até vulcões, como o Fuji (Japão).


Fonte: Currículo mínimo (Seeduc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário