quinta-feira, 24 de julho de 2014

Compreendendo as principais questões do continente europeu - 2º bimestre - aula nº 3

Compreendendo as principais questões do continente europeu:

Uma característica marcante do continente europeu é existência de um bloco econômico mais completo atualmente, a União Europeia. A UE, como é conhecida aqui no Brasil, é um bloco econômico integrado por 28 países europeus, que participam de um projeto de integração política e econômica.

Fazem parte desse bloco os seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Há países em fase de negociação, como a Macedônia, a Croácia e a Turquia.

A União Europeia é o único bloco econômico do mundo a adotar uma moeda única no interior do seu bloco, o euro. O objetivo era a facilitação do comércio entre os países membros. Mas nem todos os países membros adotaram o euro, devido ao temor de vinculação da sua economia a possíveis crises econômicas.

Entre os objetivos da EU estão à promoção de unidade política e econômica do bloco; o aumento da circulação de produtos, pessoas e capitais entre os países; a redução das desigualdades econômicas entre os países; e a melhoria da qualidade de vida da população europeia.

Mas nem tudo são flores... em 2011 a Europa viveu uma importante crise econômica, abalando as bases da União Europeia e sua capacidade de sair da crise.

Devido à globalização, essa crise se espalhou pelo mundo, causando falências, desempregos, e criando um clima de pessimismo geral na economia mundial.
Mas quais foram às causas dessa crise?

Podemos citar dois fatores: o endividamento público elevado da Grécia, Portugal, Espanha e Itália; e a falta de coordenação política da União Europeia para resolver a questão da dívida das nações do bloco.

As consequências da crise da União Europeia foram muitas. Podemos destacar as seguintes: fuga de capitais de investidores; escassez de crédito; aumento do desemprego; descontentamento da população com as medidas de corte de gastos adotadas pelos países como forma de conter a crise; baixo crescimento do PIB dos países da União Europeia; contaminação da crise para países, fora do bloco, que mantém relações comerciais com a União Europeia.

Outra questão que afeta bastante o continente europeu é a xenofobia.

Xenofobia é a discriminação, preconceito, violência e perseguição exercida pelos europeus contra imigrantes que chegam ao continente para trabalhar. Durante muito tempo, especificamente no período do Pós-Segunda Guerra Mundial, a Europa recebeu e até incentivou a entrada de imigrantes provindos de países asiáticos e africanos. Mas agora, devido às recentes crises econômicas em que mergulham vários países europeus, e ao ressurgimento de nacionalismo exagerado, há uma forte tendência de endurecimento das leis anti-imigração e de punição a imigrantes ilegais.


A xenofobia o racismo têm se tornado cada vez mais comum na Europa, resultando em violência e morte de imigrantes.

Fonte: Currículo minimo (Seeduc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário